29 de agosto de 2019

Especial Entrevista com Valeska de Gracia

Valeska (Fotos: Arquivo Pessoal VG)
Sou apenas um ser que procura, acima de tudo, seguir o seu coração, com a legítima intenção de superar e transcender limitações, se aceitando como um ser em eterna e plena expansão”, nos diz Valeska de Gracia, uma terapeuta conectada com o mais profundo interior do ser humano. Assino embaixo, devemos todos buscar essa plenitude de agigantamento espiritual. Falando nisso, se bateu a curiosidade pra saber mais sobre essa boa curitibana (que hoje mora no Estado de São Paulo) e sobre o seu trabalho, ela nos conta tudo agora.

BLOG – Por qual prisma vê o desenvolvimento do seu tipo de psicoterapia no Brasil?
VALESKA DE GRACIA – A psicoterapia holística é, como o nome sugere, bem mais abrangente do que a psicoterapia formal. Na verdade, seria até mais conveniente chamá-la de terapia holística, para não haver confusão com a formação acadêmica em Psicologia. O meu tipo de terapia é a holística, sendo que associo diversos tipos de técnicas e métodos integrativos, com o intuito de perceber e tratar o ser em sua totalidade, onde o foco é o indivíduo, não a doença. Uso a Astrologia como meu principal veículo de observação do ser humano, das suas dificuldades e reais necessidades, sendo a terapia floral o suporte imprescindível para todo o processo que será desencadeado a partir dessa consultoria comigo. Vejo que agora este tipo de trabalho mais holístico está começando a ser valorizado no Brasil, e o preconceito sendo abrandado pelo crescente interesse das pessoas por esses tipos de terapias integrativas, na medida em que estão obtendo bons resultados com os mesmos. Lembrando que a terapia holística trabalha ao lado das psicoterapias e tratamentos médicos convencionais, não concorrendo de forma alguma com esses, pelo contrário: só vem a somar, para uma melhor qualidade de vida em todos os níveis. Nesse trabalho que desenvolvo em específico, a Astrologia, associada ao Tarô e à terapia floral, são, sem dúvida, as ferramentas que promovem um método original e eficiente.
.
Vida é cuidar do lado espiritual e do meio ambiente
BLOG – Por que esse campo de atuação profissional?
VALESKA – Sempre tive facilidade para observar profundamente as pessoas e, de algum modo, saber aquilo que precisam para se tornarem o melhor daquilo que são, mas não sabem como fazer. Perceber o além do óbvio foi o que me levou cedo na vida a fazer o que faço. Muita sensibilidade carregada de profunda empatia com tudo que vibra energeticamente, seja humano, animal, vegetal ou mineral, precisava ser bem administrada por mim, ou sofreria as consequências disso de uma forma nem sempre agradável. Os cursos na área de humanas, os métodos alternativos de cura e os oráculos usados como acesso terapêutico, foram a maneira que encontrei de organizar e direcionar essa capacidade, para melhor auxiliar os que sentissem afinidade com o método que ofereço nesse trabalho.

BLOG – Há um paciente, em especial, que necessite mais desse modo de psicoterapia?
VALESKA – Diria que não há exatamente um paciente em especial que necessite, mas, sim, aquele que se identifica mais com essa forma de abordagem e que, consequentemente, se beneficia mais por esse motivo. A consultoria astrológica e terapêutica que ofereço está disponível para as pessoas que queiram verdadeiramente investigar bloqueios e despertar talentos, sem receio de ir mais profundamente rumo a um autoconhecimento revelador, curando, fortalecendo e restaurando o ser em seus mais caros intentos, enquanto seres humanos conscientes neste planeta. Todos temos uma missão e quando estamos cumprindo o que nos propomos, estaremos mais felizes e saudáveis. Essa é a função desse trabalho, colocar a pessoa em seus trilhos de forma lúcida e segura.
.
No olhar, a segurança de si mesma
BLOG – O que mais pode nos dizer sobre sua profissão?
VALESKA – É uma profissão que requer muita disposição e destreza para não se deixar levar pelas falsas aparências, sabendo que por detrás do mais belo sorriso pode haver muita dor. Para seguir esse caminho de agente transformador, você precisa ver o outro como irmão, sem esquecer que ele nem sempre saberá expressar seu sofrimento e que você será o tradutor daquilo que lhe dói, mostrando que o grande curador mora dentro de cada um de nós, e não fora. Não é o médico, nem o remédio quem cura, mas, sim, a própria pessoa a si mesma. O terapeuta será o sujeito que irá evidenciar isso a ele.

BLOG – A EcoVila de São Pedro? Amor pela natureza, totalmente?
VALESKA – Total! A natureza é nossa essência primordial, somos unos com a natureza, muito embora esqueçamos. O ser humano e os reinos da natureza estão intrinsicamente ligados através dos cinco elementos (Fogo, Terra, Ar, Água e Éter a quintessência cósmica), não há absolutamente nada que não faça parte do Todo na natureza. Seguindo esse raciocínio, a Ecovila de São Pedro se manifestou em uma tentativa, diria até poética, de lembrar às pessoas que, em essência, “somos todos um”, com o planeta e com tudo que o enaltece ou assola, que todo mal ou bem que seja feito, irá repercutir em toda a forma de vida existente. Esse projeto é e sempre será um chamado do grande espírito que nos habita, para aquilo que, de fato, é importante neste momento planetário, é a consciência de que nossa postura deve estar condizente com o bem-estar de todos os seres sem distinção de espécie, gênero, cor, ou seja, lá o que for que divida, aparte, corrompa. Estar em harmonia plena em si mesmo é o princípio básico para se estar em paz com a natureza e tudo que nela exista. A natureza é nosso útero primevo, nossa mãe fértil e abundante, impossível não protegê-la e amá-la profundamente.
.
EcoVila de São Pedro
BLOG – Nosso bate-bola! O mundo precisa de mais...?
VALESKA – Tolerância em nome do amor.

BLOG – Celebridade, tem?
VALESKA – Elvis Presley.

BLOG – Escritor(a) e um livro que lhe fez bem?
VALESKA – Florbela Espanca. Já o livro, é “O Poder do Agora”, de Eckhart Tolle.

BLOG – Ator e/ou atriz?
VALESKA – Meryl Streep, Morgan Freeman.

BLOG – Novela marcante? Pode ser antiga.
VALESKA – “Saramandaia”, de Dias Gomes.

BLOG – Filme, algum?
VALESKA – Só um? Tenho alguns... mas “Matrix” me marcou bastante.

BLOG – Você é uma bela mulher! Beleza, pra você, portanto, simboliza...?
VALESKA – Originalidade.
.
Com o filho Mateus
BLOG – Um ou mais programas de TV aos quais assiste.
VALESKA – Não assisto à TV aberta. Na fechada, filmes variados.

BLOG – Destino turístico de encantar os olhos!
VALESKA – Ilhas Gregas. Santorini, mais especificamente.

BLOG – Cantor e/ou cantora?
VALESKA – Sade Adu.

BLOG – Música?
VALESKA – “Sonata ao Luar”, Beethoven.

BLOG – Perfume, cor e uma comida irresistível para a Valeska de Gracia!
VALESKA – Perfume de flor, cheiro de chuva e cor de céu ao entardecer. A comida, risotos.

BLOG – Tem um hobby?
VALESKA – Colecionar pedras, penas e sementes que encontro pelo caminho.

BLOG – Mania, há?
VALESKA – De bicho, não vivo sem ter alguns por perto! Gatos especialmente.
.
Animais: um love
BLOG – Na sua visão, o que vem a ser felicidade?
VALESKA – Liberdade de ser o que se é.

BLOG – Qual o melhor presente que o ser humano pode se dar a cada dia?
VALESKA – Aceitação de si mesmo.

BLOG – Valeska de Gracia por Valeska de Gracia?
VALESKA – Um ser que “está mulher” nessa atual jornada e gosta disso por toda a complexidade que isso significa. Uma pessoa que sabe que somos muito mais do que supomos e muito melhores do que imaginamos. Agradecida por todas as dádivas da vida, especialmente pelo meu filho Mateus, meu companheiro de jornada Haroldo (Botta, o ator), minha família e amigos, incluindo os de pelos, claro!
.
Com o esposo Haroldo Botta
BLOG – Sua mensagem super do Bem a todos que a aplaudem como pessoa e profissional!
VALESKA – Tudo se inicia a partir do centro, do núcleo do ser. Consciente disso, respeite-se dentro de um contexto amoroso: somente o amor próprio incondicional abrirá a possibilidade de amor pleno e absoluto ao próximo. Sempre Vitória aos Seres de Boa Vontade! Feliz jornada! Beijos de Luz Cósmica.

Valeska de Gracia.

Para contactar Valeska, EM SEU CONSULTÓRIO.
.
Uma Luz no Rio de Janeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário