8 de setembro de 2019

De braços abertos | Entrevista: Izabella Nóbrega


Série Mulher & Cultura PE

Mãe do Álavro e da Maria Luíza, Izabella Nóbrega adora ler; trabalhou, pois, no lugar exato: a Biblioteca Pública de sua cidadeTrata-se de uma educadora, biblioteconomista e escritora residente em Igarassu/PE, uma mulher determinada, amiga, sincera e estressada, como ela própria se define. “Os adjetivos são vários”, diz ela, “mas o respeito, o amor, o carinho fazem parte da minha vida, refletem quem sou.” Sempre de braços abertos ao viver, então; daí, para conhecer mais sobre o seu universo cultural na entrevista da vez, colemos em Izabella!
.
Com os filhos amados
BLOG – Onde se encontrou profissionalmente?
IZABELLA NÓBREGA – Na biblioteconomia. Amo trabalhar com conservação de acervos. Já participei de diversos eventos na área. Eventos na Biblioteca Nacional, no Museu de Astronomia e na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Além de outros aqui em Pernambuco, também. Na UFPE, Fundação Joaquim Nabuco, Laboratório de Restauro de Olinda, Biblioteca Pública de Pernambuco.
.
BLOG – Você recebeu Moção de Aplausos recentemente por uma de suas atividades, não foi?
IZABELLA – Sim, recebi; através do vereador Paulo Uchôa, pela defesa de minha monografia, do curso de especialização em História e Cultura do Brasil, pela Universidade Estácio de Sá.
.
Um dos reconhecimentos do seu trabalho
BLOG – Seu trabalho atual?
IZABELLA – Sou responsável pela conservação do acervo e organização dos documentos no arquivo da Câmara Municipal de Igarassu. É uma atividade que me dá muito prazer. Também sou responsável pela digitalização documental e disponibilização na internet, com inserção na base de dados do sistema que utilizamos. É gratificante poder ajudar na preservação da história local, através da conservação dos documentos e disseminar essas informações para a população.

BLOG – Falando sobre outro universo do qual você gosta, hoje, com o mundo irresistível dos livros virtuais, qual a importância, ainda, de uma biblioteca pública?
IZABELLA - O livro impresso é uma realidade que ainda vai durar em nossa sociedade. Os livros virtuais são um complemento no processo informacional, uma adequação da evolução tecnológica. A Biblioteca é o elo entre o leitor/estudante e a informação, seja em que suporte estiver, impresso, virtual, etc.
.
Com as irmãs Iralvânia, Ilka e a mãe
BLOG - Cultura, de fato, significa...?
IZABELLA - Um conjunto de características próprias de cada sociedade. Independe do grau de estudo que se tenha, funciona como a materialização do conhecimento, em forma de música, dança, comportamento, entre outros.

BLOG - Descreva a Izabella mãe, mulher e profissional cultural.
IZABELLA - Uma pessoa que erra tentando fazer o melhor. Com minha pluralidade de funções, às vezes acho que não consigo realizá-las de maneira correta, mas, principalmente como mãe, procuro agir com sabedoria, mostrando aos meus filhos, Maria Luíza e Álvaro, a importância do respeito ao próximo e ao meio ambiente, bem como a importância do estudo para o futuro pessoal e profissional.
.
Curtindo a Cidade Maravilhosa
BLOG - Um recado seu aos estudantes brasileiros?
IZABELLA - Ser estudante é estar sempre aberto a novos conhecimentos, e a leitura é um importante caminho para essas novas descobertas. Portanto, que eles façam do conhecimento um instrumento para seu crescimento pessoal e profissional.

Família reunida (Fotos: Arquivo Pessoal IN)

1 comentário:

  1. Parabéns! Os trabalhos que você desenvolve é de fundamental importância para gerações futuras!!

    ResponderEliminar