6 de junho de 2019

Sábia amante | Entrevista: Ilka Nóbrega


Série Mulher & Cultura PE

Ela vive no mundo fantástico da leitura, contribui para o conhecimento e divulga a importância dos livros em nossa vida. Falo de Ilka Nóbrega, formada em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior de Olinda e especializada em Coordenação Pedagógica e Supervisão Educacional pela UFPE.
Casada com o Arnaldo e mãe das lindas jovens Isadora e Maria Clara, Ilka, uma amante da família, apresenta-nos com louvor os seus entes queridos: "Meus pais chamam-se José Joaquim, que era músico aposentado da BPMPE, e Cleonice, professora aposentada da rede estadual. Tenho duas irmãs, Iralvânia e Izabella – com esta, sou gêmea."
Trabalhando na rede estadual pernambucana, na Escola Desembargador Carlos Xavier Paes Barretto, como Coordenadora de Biblioteca, e na rede municipal de Igarassu, na Biblioteca Pública, como Auxiliar de Biblioteca, Ilka é uma mulher de opiniões e conceitos centrados. Uma amante do ato de ler; assim, sábia, consegue lidar com ele melhor do que ninguém. Portanto, não deu outra: o Papo de Bem traz um flash com ela, acompanhe a entrevista.

BLOG - Como passou a gostar do universo da leitura?
ILKA NÓBREGA - Muito nova. Quando ouvia histórias contadas por minha mãe, comecei a me encantar pelo universo da leitura. Além de tudo, o ambiente familiar contribuiu bastante para que eu me tornasse uma amante da leitura. Minha mãe sempre nos incentivou a ler. Não como hábito, porque muitos hábitos ocorrem por obrigação, como tomar banho, escovar os dentes, etc., mas como uma diversão. Como educadora, tenho convicção de que se os jovens forem bem 'trabalhados' nas escolas, vivenciando projetos interdisciplinares de leitura, eles a conceituarão como uma fonte de informação e de prazer.
.

Com as irmãs Izabella e Iralvânia reverenciando a mãe, Cleonice
BLOG - Ler significa...?
ILKA - Estimular emoções. A leitura estimula o cognitivo e o imaginário. Quando leio, "interajo" com o texto lido, "vivencio" as emoções a que ele remete, seja um texto informativo, jornalístico, um conto ou histórias diversas; tudo me desperta a curiosidade para ler. Com o trabalho de contadora de histórias que desempenho, ler se tornou primordial. Temos que selecionar as histórias a serem apresentadas e sermos "escolhidas" por elas. Daí, o trabalho flui com muita emoção e despertamos o interesse nos ouvintes em "tocar" nas histórias contadas, ou seja, em ler os livros em que as mesmas encontram-se escritas. Existe trabalho melhor para quem ama ler? Contando histórias, sinto-me "imortal", pois, segundo Júlio Emílio Braz, "as histórias que contamos nos dão eternidade".

BLOG - Quais livros recomendaria aos nossos leitores?

ILKA - Sou eclética em relação a gêneros literários. Portanto, recomendaria para uma leitura informativa e prazerosa: "Nosso Lar", de Chico Xavier, "Recomeçar", de Zibia Gasparetto, "Vidas de Chico Xavier", de Marcel Souto Maior, "Cazuza", de Lucinha Araújo, "Marley & Eu", de John Grogan, "Pais brilhantes, Professores fascinantes", de Augusto Cury, "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato, "Pai, me compra um amigo?", de Pedro Bloch, entre outros.
.

Com as filhas
BLOG - E de quais escritores mais gosta?
ILKA - São vários escritores, mas gosto da maneira inteligente, criativa que alguns autores escrevem. Entre eles: Ana Maria Machado, Thalita Rebouças, Jessier Quirino, Ruth Rocha, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moraes.

BLOG - A leitura muda o mundo?

ILKA - Sim, muda mundos quando um leitor se percebe capaz de criar, de dar vazão à imaginação, ou seja, quando o leitor se descobre autor. Mais uma vez, enfatizo o papel do educador enquanto formador de leitores que saibam interpretar e opinar sobre o que leem, com criticidade. O que é a leitura, senão uma "conversa silenciosa" entre leitor e escritor, ou vice-versa? Se essa "conversa" nos toca a alma, acrescenta-se algo em nosso EU e, certamente, há uma transformação interior. Consequentemente demonstramos, no exterior, as mudanças intelectuais e/ou emocionais que a leitura nos proporciona. Ocorrendo essa mudança em vários leitores, vários mundos serão mudados.

Clique no botão "Seguir", dos "Seguidores",
na sidebar, e receba as atualizações da página.
(Fotos: Arquivo Pessoal Ilka Nóbrega)

Sem comentários:

Enviar um comentário