![]() |
O artista Jorge Grisi | Fotos: Arquivo JG. |
Natural do Rio de Janeiro, este artista plástico — de alma alada e coração heroico — tem uma visão de arte meio diferente da arte-comércio. “Eu vivo da arte, mas não permito que minhas emoções fiquem à mercê do comercial”, revelou ele ao nosso site. “Sinto que é algo bem maior que um comércio. Minha prioridade é buscar uma satisfação e realização em pintar, desenhar, esculpir, gravar, fotografar ou escrever. Vender sua obra é uma consequência.”
IZAN SANT – As tintas e as telas. Quando e como desenvolveu seu estilo?
JORGE GRISI – Desde meus 5 anos de idade que desenho (oficialmente)... (Risos gostosos.) Sempre gostei de retratar a natureza, em especial o mar, minha grande paixão.
JORGE – Tive a grande oportunidade de conhecer pessoalmente Silvio Pinto, um grande pintor de marinas (como denominamos telas sobre o mar como temática) e, na minha adolescência, algumas obras do grande mestre Pancetti. Esta referência destes dois grandes artistas se juntou com minha paixão pelo azul do mar.
JORGE – Quando possível, os três juntos... (Risos gostosos.) Estar em contato com a natureza e pintá-la é algo mágico onde mergulho e me renovo.
IZAN – Seu lado retratista? Você desenha rostos com uma perfeição impressionante, mas me garantiu que o retratar rostos é apenas um hobby. É isso mesmo?
JORGE – Retratar pessoas é uma outra grande paixão, mas ainda não consegui comercializar, entendo que quando estou retratando alguém o faço por carinho ao próximo, acredito ser uma maneira de homenagear e prestigiar a pessoa. Através dos retratos recebo um carinho e alegria de quem estou retratando.
JORGE – Uma tela somente é muito difícil. Tenho pintores pela arte dos quais sou apaixonado e me inspiro. Estes são meus mestres.
IZAN – O que acha de os artistas participarem mais das questões sociais?
JORGE – Acho que quando o artista participa de uma questão social ele cumpre sua verdadeira função. Creio que a arte é uma dádiva e precisamos compartilhar com o próximo através de ações, contribuições ou até mesmo de sorrir para quem necessita de um pouco de atenção.
JORGE – A análise técnica é muito complexa, mas faço uma análise emocional. Uma obra de arte não se explica muito pela sua técnica somente. O que me agrada em uma obra é quando consegue me emocionar e isso acontece quando seu autor a cria com a alma.
IZAN – Uma terra que ame de paixão?
JORGE – Tenho alguns portos que desembarquei e me apaixonei até hoje, sempre que possível estou revisitando do Sul ao Nordeste do Brasil. A Europa, por ser berço da arte e terra de grandes artistas, me apaixona e me inspira, mas viver é aqui no Brasil!
JORGE – O Nordeste é minha grande pátria! Sempre que viajo fico com vontade de voltar ao Nordeste e me abastecer de inspirações.
JORGE – Os melhores comentários que recebi foram de crianças, pois foram os mais sinceros e verdadeiros, por mais absurdos que tenham sido.
IZAN – Pensa em se apropriar de novas linguagens, a digital, por exemplo?
JORGE – A tecnologia me auxilia bastante para buscar conhecimentos, mas sou um alquimista que busca receitas e fórmulas esquecidas para aplicar em minha arte. Costumo dizer que ando na contramão da tecnologia... (Risos.)
JORGE – Bandeira de Melo, meu grande mestre que ainda frequento seu atelier, Naval, Wanda de Nigris, Sansão Pereira, Sinhá D’Amora, que tive o privilégio de conhecer e absorver um pouco de seus ensinamentos.
IZAN – Visão do Brasil de hoje para o artista plástico!
JORGE – Infelizmente não vejo perspectivas boas na área cultural.
JORGE – Precisamos praticar o bem e fazer com que ele vença o mal. Eu uso meu talento artístico para levar um pouco de carinho e amor ao próximo. Não saberia definir como, mas sinto uma energia positiva quando estou externando minha inspiração. Por isso não posso abandonar a arte. Fica aqui o meu convite para que todos experimentem um pouco seus Dons artísticos.
JORGE – Persistir e jamais desistir do que sua intuição te diz.
IZAN – Uma mensagem super do Bem a nossos leitores e aos seus admiradores!
JORGE – Dedique um pouco do seu tempo para observar a natureza e se permita sonhar.
Contatos: @jorgegrisi
Facebook, AQUI.
E-mail: jorgegrisi@yahoo.com.br
Mais uma tela de Jorge, e visite
As águas da cidade de São Pedro/SP merecem respeito!
Parabéns,Jorge Grise! Excelente entrevista! Sua inspiração é contagiante!! Um grande abraço, amigo!
ResponderEliminarNossa,são lindas as pinturas, pura Arte .Parabéns pela entrevista.
ResponderEliminarArte é tudo de bom ...