14 de abril de 2019

Feito de arte e paixão

Artes plásticas. Jorge Grisi a pintar o Rio de Janeiro
O artista Jorge Grisi | Fotos: Arquivo JG.
Antes de tudo, Jorge Grisi é um homem sábio que transforma uma tela (ou uma simples folha de papel) em branco em beleza. Ele é um defensor, mais que tudo, do meio artístico.
Natural do Rio de Janeiro, este artista plástico — de alma alada e coração heroico — tem uma visão de arte meio diferente da arte-comércio. “Eu vivo da arte, mas não permito que minhas emoções fiquem à mercê do comercial”, revelou ele ao nosso site. “Sinto que é algo bem maior que um comércio. Minha prioridade é buscar uma satisfação e realização em pintar, desenhar, esculpir, gravar, fotografar ou escrever. Vender sua obra é uma consequência.”
Artes plásticas. Rio de Janeiro

ENTREVISTA ESPECIAL.

IZAN SANT – As tintas e as telas. Quando e como desenvolveu seu estilo?
JORGE GRISI – Desde meus 5 anos de idade que desenho (oficialmente)... (Risos gostosos.) Sempre gostei de retratar a natureza, em especial o mar, minha grande paixão.

Artes plásticas. Mar. Natureza

IZAN – Por que a natureza, as paisagens como principal objeto de trabalho? Têm a ver com suas influências?
JORGE – Tive a grande oportunidade de conhecer pessoalmente Silvio Pinto, um grande pintor de marinas (como denominamos telas sobre o mar como temática) e, na minha adolescência, algumas obras do grande mestre Pancetti. Esta referência destes dois grandes artistas se juntou com minha paixão pelo azul do mar.

Artes plásticas. Cidade Maravilhosa. Perfeição

IZAN – As águas, o verde, o céu... Destes, qual mais gosta de eternizar através da pintura? A grande paixão, o mar, conforme já nos falou?
JORGE – Quando possível, os três juntos... (Risos gostosos.) Estar em contato com a natureza e pintá-la é algo mágico onde mergulho e me renovo.

IZAN – Seu lado retratista? Você desenha rostos com uma perfeição impressionante, mas me garantiu que o retratar rostos é apenas um hobby. É isso mesmo?
JORGE – Retratar pessoas é uma outra grande paixão, mas ainda não consegui comercializar, entendo que quando estou retratando alguém o faço por carinho ao próximo, acredito ser uma maneira de homenagear e prestigiar a pessoa. Através dos retratos recebo um carinho e alegria de quem estou retratando.

Artes plásticas. Rosto. Retrato. Perfeição

IZAN – Tem uma(s) tela(s) preferida(s)?
JORGE – Uma tela somente é muito difícil. Tenho pintores pela arte dos quais sou apaixonado e me inspiro. Estes são meus mestres.

IZAN – O que acha de os artistas participarem mais das questões sociais?
JORGE – Acho que quando o artista participa de uma questão social ele cumpre sua verdadeira função. Creio que a arte é uma dádiva e precisamos compartilhar com o próximo através de ações, contribuições ou até mesmo de sorrir para quem necessita de um pouco de atenção.

Artes plásticas. Mar. Praia. Barcos. Natureza

IZAN – Na sua opinião, como se analisa a qualidade de uma obra de arte?
JORGE – A análise técnica é muito complexa, mas faço uma análise emocional. Uma obra de arte não se explica muito pela sua técnica somente. O que me agrada em uma obra é quando consegue me emocionar e isso acontece quando seu autor a cria com a alma.

IZAN – Uma terra que ame de paixão?
JORGE – Tenho alguns portos que desembarquei e me apaixonei até hoje, sempre que possível estou revisitando do Sul ao Nordeste do Brasil. A Europa, por ser berço da arte e terra de grandes artistas, me apaixona e me inspira, mas viver é aqui no Brasil!

Artes plásticas. Céu. Coqueiros. Natureza

IZAN – Uma terra que adotou como lazer?
JORGE – O Nordeste é minha grande pátria! Sempre que viajo fico com vontade de voltar ao Nordeste e me abastecer de inspirações.

Artes plásticas. Recife. Praia de Boa Viagem. Natureza

IZAN – Lembra de algum comentário curioso a respeito de uma tela sua?
JORGE – Os melhores comentários que recebi foram de crianças, pois foram os mais sinceros e verdadeiros, por mais absurdos que tenham sido.

IZAN – Pensa em se apropriar de novas linguagens, a digital, por exemplo?
JORGE – A tecnologia me auxilia bastante para buscar conhecimentos, mas sou um alquimista que busca receitas e fórmulas esquecidas para aplicar em minha arte. Costumo dizer que ando na contramão da tecnologia... (Risos.)

Artes plásticas. Rosto. Pessoas

IZAN – Quais artistas de sua área devem ser reverenciados verdadeiramente? Alguns, ao menos.
JORGE – Bandeira de Melo, meu grande mestre que ainda frequento seu atelier, Naval, Wanda de Nigris, Sansão Pereira, Sinhá D’Amora, que tive o privilégio de conhecer e absorver um pouco de seus ensinamentos.

IZAN – Visão do Brasil de hoje para o artista plástico!
JORGE – Infelizmente não vejo perspectivas boas na área cultural.

Artes plásticas. Mar. Barcos ao mar. Barcos. Nautureza

IZAN – Algo que queira falar sobre um outro assunto? Fique à vontade.
JORGE – Precisamos praticar o bem e fazer com que ele vença o mal. Eu uso meu talento artístico para levar um pouco de carinho e amor ao próximo. Não saberia definir como, mas sinto uma energia positiva quando estou externando minha inspiração. Por isso não posso abandonar a arte. Fica aqui o meu convite para que todos experimentem um pouco seus Dons artísticos.

Artes plásticas. Jorge Grisi. Rio de Janeiro

IZAN – Ter um sonho a realizar representa...?
JORGE – Persistir e jamais desistir do que sua intuição te diz.

IZAN – Uma mensagem super do Bem a nossos leitores e aos seus admiradores!
JORGE – Dedique um pouco do seu tempo para observar a natureza e se permita sonhar.

Contatos: @jorgegrisi   
Facebook, AQUI.
E-mail: jorgegrisi@yahoo.com.br

Mais uma tela de Jorge, e visite
As águas da cidade de São Pedro/SP merecem respeito!
Artes plásticas. Retrato. Gente. Pessoas

2 comentários:

  1. Parabéns,Jorge Grise! Excelente entrevista! Sua inspiração é contagiante!! Um grande abraço, amigo!

    ResponderEliminar
  2. Nossa,são lindas as pinturas, pura Arte .Parabéns pela entrevista.
    Arte é tudo de bom ...

    ResponderEliminar